Aprendizado.

Essa foto lembra muito a minha cama em época de estudos…

Engraçado como são as coisas, né… Por mais que eu me esforce, me dedique, sempre acho que faltou “algo a mais” para a perfeição. Minha autocobrança e meu perfeccionismo me quebram muitas vezes mas, dessa vez, saí mais aliviada e feliz do que decepcionada. Desde que me formei vivo uma fase “concurseira”, típica de grande parte de quem se forma em direito, como eu: horas de estudo, frequência à cursos preparatórios, cuidando editais, concursos abertos, no seu estado e pelo Brasil afora.

Digo que estou numa “fase concurseira” porque acho que não poderei ficar muito tempo só estudando, terei de trabalhar na advocacia. Esse é o caminho da outra parte do grupo de pessoas que se forma em direito: se logo é aprovado no Exame da OAB, tenta entrar em um escritório ou continua naquele em que trabalhava como estagiário ao longo da faculdade.

Sobre esse período: estudei bastante, chorei bastante, me desesperei bastante, me achei incapaz “bastante”. Tudo isso para, em 4 horas, tu ser avaliada por todo esse longo e árduo período  de trabalho. Só tu, uma caneta e uma prova. Ou vai ou racha. Fui avaliada neste sábado. Confesso que me senti aliviada depois de sair.

Aliviada porque, apesar de todo meu virginianismo, sei que fiz o meu melhor. O melhor que eu podia naquele momento, claro. Essa foi a primeira vez que coloco a prova meu esforço – tirando o Exame da OAB.  A diferença é que na OAB tu não compete com ninguém, só consigo mesmo. Fazendo a pontuação exigida, está feito, aprovado e apto para receber a tão sonhada vermelhinha.

Só que agora, eu disputava com muitos. Isso é assustador no início. Do tipo: “quem sou eu pra ser melhor que os outros?” sabe assim, humildade exagerada? Pois então.

Ok, Luíza, mas o que afinal tu aprendeu, então? Descobri gosto por áreas diferentes das que gostava, a como estudar de forma efetiva, que as matérias são muuuuito extensas (e revisar não é assim tão fácil), que organização é fundamental pra qualquer concurseiro de verdade (e não um mero aventureiro) e que não posso desistir nunca! Tudo é uma questão de estratégia.

Fora isso, que tudo tem o seu tempo. A ansiedade hoje em dia é algo que predomina (me incluo nisso) e temos cada vez menos capacidade de lidar com ela. Vou exercitando, todo o dia um pouco, porque senão eu surto!

Força e fé, porque todo o esforço valerá a pena, mesmo que a vitória não esteja logo ali :)

*Criei a categoria “desabafei” pra deixar meus textos mais organizados, já que não estão necessariamente ligados com os demais posts do blog! 

Deixe um comentário

