Aplicativos de fotografia para o sistema Android

Eai, gente, tudo bem?

Bom, semana passada troquei de celular (YAY \o/). Adquiri o Samsung Galaxy Y. Desde então to super viciada em descobrir aplicativos, baixar, essas coisas. Como descobri vários apps relacionados a fotografia (e como sei o quanto isso interessa), trouxe aqui alguns que eu baixei para o meu celular:

Instagram:

Preciso tecer muitos comentários? Queridinho dos queridinhos, o Instagram se popularizou muito depois de ser lançada sua versão para o sistema Android. Possui filtros e bordas para estilizar sua foto, além de possuir mecanismos ótimos de compartilhamento (tanto na própria rede do Instagram quanto demais redes sociais)

 

Foto super meramente ilustrativa ¬¬

Vou ser bem sincera: eu uso ele bastante, mas não acho lá essas coisas. No meu aparelho, particularmente, ele tem alguns defeitos: eu só consigo aplicar os filtros a partir de uma imagem recém capturada. Se busco uma foto já salva na galeria, por exemplo, a imagem ao salvar fica toda quadriculada (esse tipo de problema eu vi em outros comentários de pessoas ao baixar o programa no Market)

Tirando a facilidade e popularidade dele, acho bem limitado quanto aos filtros. Programas como o Pixrl o Matic e o Be Funky (esse último não suportado pelo meu aparelho) possuem uma gama bem maior de possibilidades para “brincar” com suas fotos. Ah, e eles podem ser usados no computador também! Ah, e quem quiser, me segue! @luliii_

Pixrl o Matic:

Esse foi o primeiro app de fotografia para o sistema android que baixei. Na época, usava o Motorola Spice e como minha versão do Android era antiga (2.1) não suportava o Instagram. Mas vou dizer: acho esse bem mais completo!

Ao iniciar o aplicativo, tens a opção de capturar uma foto ou selecionar alguma já salva na galeria. Eu busquei uma foto do Tony para ilustrar o “passo-a-passo” do aplicativo.

A primeira etapa é escolher o filtro. Abaixo da imagem aparece as opções, que continuam ao rolar para esquerda (foto acima).

Depois do filtro, há a possibilidade de aplicação de efeitos de iluminação, bokeh, etc (eu nunca uso isso, mas coloquei um só pra ilustrar mesmo).

Por fim, as opções de bordas. Adoro várias delas! E o que acho mais legal é que não há vinculação entre o filtro e a borda, como no Instagram.

Depois de pronta a foto, há a opção para salvar (à esquerda) e para compartilhar (à direita)

VolShutter:

Baixei esse aplicativo por uma questão narcisista: Não tem como tirar fotos de si mesmo ou tu e mais alguém com o botão da câmera em touchscreen, né? Então, esse app transforma o botão de volume do celular como “capturador” de imagem! Além disso, a foto tirada pode ser compartilhada pelo Instagram, outros apps de fotografias ou demais redes sociais.

Vignette Demo:

Um pouco mais limitado que o Pixrl o Matic, mas não menos importante! Esse aplicativo tem uma pegada mais vintage, e serve para aplicação de filtros estilo retro, polaroid, ou com bordinhas de filmes de fita cassete, sabe? Ao iniciar o programa, ele já está configurado para tu capturar a imagem e assim que capturada ele já coloca um filtro. Não gostou? Aperta na tela ou na tecla “voltar”, que aparecerá a opção “effect” que abrirá as outras opções de filtro. Adoro elas!

 

Foto que tirei da tela do computador para ilustrar – logo após que a foto é tirada o programa aplica um dos filtros!

 

Como dei printscreen na página e na hora não me dei conta em virá-la, ficou de lado assim, desculpa :(

 

Alguns dos filtros do Vignette Demo

Labelbox:

Disponível também para o Iphone, o labelbox permite que tu coloques “tirinhas” nas tuas fotos! Ok, é meio fútil demais, mas eu acho fofo!

Na primeira tela aparece o passo-a-passo de colocar as tirinhas nas fotos:

Primeiro, tu escolhe uma foto (ou fotografa na hora). Para começar, basta clicar na tela lá embaixo onde diz “tap here to start”. Vai aparecer as opções de tirinhas (rolagem para a esquerda para visualizar mais) e as opções de selecionar foto, salvar e compartilhar.

Depois de selecionada a imagem, clica na tira que irás usar. A tela de tirinhas irá se reduzir. Na imagem, para aplicação da tira tu tens que com o dedo na tela arrastar o dedo na direção onde quer que a tira fique disposta (nossa, que difícil explicar isso) – eu demorei um tempão pra conseguir entender :P depois de colocada, é só digitar o que quiser nela:

Tchanam! Pronta para salvar :) ***ah, fica legal depois de aplicada a tirinha passar algum filtro na foto!

P.S.: meu agradecimento a Mel por ter falado desse app (para Iphone) no blog dela! <3

Eai, o que acharam? Espero que tenha sido útil! Adorei fazer um post sobre esse assunto. Ainda tenho, pelo menos, 4 aplicativos de fotografia baixados, mas estes ficam para um outro post!  Quem tiver sugestões de demais apps (não necessariamente de fotografia) deixem aí nos comentários.

Beijos Beijos!

Um pensamento sobre “Aplicativos de fotografia para o sistema Android

  1. Pingback: Aplicativos de fotografia para o sistema Android – parte 2 | Entre Pincéis e Botões

Deixe um comentário

